top of page

Passageiros com

necessidades especiais

Passageiros com necessidades especiais

Os Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) são gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, pessoas idosas, pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência e qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro.

​

A infraestrutura do terminal de passageiros contempla o atendimento à NBR-9050:2015 no que se refere aos sanitários, vestiários para funcionários, declividade de rampas, altura de corrimãos e altura de balcões.

​

As placas de sinalização têm informações em português e em inglês e a identificação dos elevadores contam com avisos sonoros e botões em braile. Todos os balcões de check-in e de vendas de passagens também foram trocados por modelos acessíveis.

​

Outras iniciativas estão sendo implementadas no Aeroporto de Salvador a fim de torná-lo ainda mais acessível, como instalação de piso tátil direcional e de alerta, disponibilização de carrinhos elétricos e cardápios em braile.  Os funcionários do Aeroporto também passam por capacitação periódica para atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais.

​

PONTES DE EMBARQUE

​

As pontes de embarque fazem a ligação entre o terminal de passageiros e o avião, permitindo que as pessoas embarquem e desembarquem por local coberto, climatizado e seguro. Atualmente, o Aeroporto dispõe de 12 pontes. Com a entrega da fase 1B das obras de reestruturação, em novembro de 2019, serão acrescidas mais 6 pontes no novo píer de embarque e desembarque de passageiros.

​

CADEIRAS DE RODAS

​

A cadeira de rodas é mais um serviço oferecido pelo Aeroporto, através das companhias aéreas, aos passageiros com alguma dificuldade de locomoção. Informe à companhia aérea com antecedência sobre necessidade especial de locomoção.

​

AVIRAMP

​

O Aeroporto de Salvador possui dois equipamentos AVIRAMP, que permitem acessibilidade a portadores de necessidades especiais junto com os demais passageiros, com conforto e segurança, durante embarques e desembarques remotos.

​

ASSISTÊNCIA AO PASSAGEIRO

​

A companhia aérea é responsável por dar assistência ao PNAE desde o check-in até o acesso à área pública, após o desembarque. A empresa deve oferecer atendimento prioritário em todos os momentos.

​

O passageiro deve comunicar à empresa aérea o tipo de assistência especial que necessita, em qualquer canal de comercialização da passagem aérea ou de atendimento da empresa.

bottom of page